Brasil Econômico – Infraestrutura e energia são prioridade para empresariado

18 março 2011

Comments

0
 março 18, 2011
 0
Category CEIRI na Mídia

Em sua passagem por Brasília, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama deverá ter, além da agenda política, uma passagem também pela iniciativa privada.

Segundo informações da Câmara Americana de Comércio (Amcham), Obama será palestrante em um evento para cerca de 60 empresas brasileiras e americanas de diversos setores.

Apesar da variedade, o destaque fica para o setor de infraestrutura e energia, segundo o diretor para políticas públicas da Câmara, Diego Bonomo. “O setor privado dos Estados Unidos tem um foco especial em promoção de negócios em energia e infraestrutura nesse momento”, ressalta.

Esse interesse tão específico tem justificativa comum. A aproximação da Copa do Mundo, dos Jogos Olímpicos, a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a Política Nacional de Mudança do Clima seriam suficientemente atraentes para o empresariado americano.

Prova disso é que está inclusa na comitiva que acompanhará o presidente americano o representante do Eximbank, Fred Hochberg, presidente da instituição que tem função semelhante ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Brasil. (…)

Contencioso

Apesar de aberto o precedente para uma ação mais agressiva do Brasil para as negociações em torno do etanol, Marcelo Suano, pesquisador do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (Ceiri), afirma que é pouco provável que essas iniciativas desemboquem em um novo contencioso na Organização Mundial do Comércio (OMC).

“Se o Brasil entrar com um contencioso na OMC contra os Estados Unidos novamente não saberá o que fazer com o resultado alcançado”, aponta Suano. “É contraproducente entrar em uma briga com os Estados Unidos nesse momento em que eles estão efetivamente nos olhando como parceiros comerciais.”

Segundo o analista, o mais provável é que o Brasil volte a se ver sem mecanismos de retaliação nem respaldo jurídico, como após vencer os contenciosos do algodão e da laranja.

Ver Reportagem Completa em: http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/infraestrutura-e-energia-sao-prioridade-para-empresariado_99407.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.