Brasil Econômico – Mubarak resiste no poder

10 Fevereiro 2011

Comments

0
 Fevereiro 10, 2011
 0
Category CEIRI na Mídia

Milhares de egípcios aguardavam a renúncia do presidente Hosni Mubarak na praça Tahrir, no centro do Cairo, mas acabaram tendo seus anseios frustrados pela resistência do dirigente no poder.

Na tentativa de evitar reações mais violentas da população, o governante anunciou em pronunciamento ao vivo na TV que irá transferir parte dos poderes para o vice-presidente, Omar Suleiman, de acordo com a Constituição.

Trata-se de uma prova de que as reivindicações dos manifestantes serão atendidas e de que o governante não pretende se perpetuar no poder.

A iniciativa, no entanto, não teve o efeito esperado. Logo após o fim do discurso, a população iniciou forte reação vaiando e jogando sapatos contra o telão instalado na praça, por meio do qual o governante se dirigiu a público. A tendência é a que as manifestações se intensifiquem hoje no Cairo.

Para Marcelo Suano, pesquisador do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (Ceiri), a permanência de Mubarak no cargo até setembro está diretamente associada ao controle que o ditador ainda tem sobre as forças armadas.

“Ele está contando com o princípio de hierarquia e disciplina que orienta todo e qualquer exército. A dúvida é: até quando serão fiéis às ordens de Mubarak?”, questiona. (…)

Ver Reportagem Completa em: http://www.brasileconomico.com.br/noticias/mubarak-resiste-no-poder_97991.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.