Opinião e Notícia – Política intervencionista dos EUA deve continuar, dizem especialistas

19 Março 2011

Comments

0
 Março 19, 2011
 0
Category CEIRI na Mídia

Tio Sam estaria dando sinais de cansaço? Com um peso de uma dívida pública de mais de US$ 9 trilhões e de um déficit fiscal de US$ 1,3 bilhão, os EUA poderiam acabar deixando um pouco de lado a sua política externa intervencionista e passando a olhar mais para o próprio umbigo. Mas, para alguns especialistas ouvidos pelo Opinião e Notícia, os americanos não vão abrir mão de suas ações militares e diplomáticas pelo mundo. (…)

O governo norte-americano não deixará de lado sua política intervencionista, mas deverá passar a esclarecer mais como estão sendo feitos seus gastos diplomáticos e se eles podem garantir algum retorno econômico ou de segurança, avalia o diretor da consultoria Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI), Marcelo Suano; “Ele precisará, de alguma forma, esclarecer porque esses investimentos não produzem retorno imediato e sim ganhos em longo prazo”.

Suano ressalta que as atuações militares norte-americanas serão pensadas de forma mais calculada e serão usadas contra os países considerados párias pela comunidade internacional e que ficaram de fora da cadeia produtiva dos EUA. “E também contra aqueles cujos governos assumirem posição de antagonismo explícito, recorrendo por iniciativa própria à guerra. Os casos mais evidentes podem ser Coreia do Norte e Irã”. (…)

Transformação na escala de poder mundial

Pelo fato de o cidadão norte-americano estar acostumado a sentir os efeitos da política externa, ele, normalmente, cobra mais do seu governo os gastos que são feitos com empreitadas diplomáticas, ressalta Marcelo Suano. (…)

Ver Reportagem Completa em: http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/politica-intervencionista-dos-eua-deve-continuar-dizem-especialistas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.