Zero Hora - WikiLeaks: especialistas analisam a imagem do Brasil...

1 dezembro 2010

Comments

0
 dezembro 1, 2010
 0
Category CEIRI na Mídia

JORNAL ZERO HORA – RIO GRANDE DO SUL

Documentos da diplomacia dos Estados Unidos divulgados nesta semana pelo site WikiLeaks constrangeram o Itamaraty e o levaram até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a prestar esclarecimentos. Segundo o site, o Brasil disfarçaria a prisão de suspeitos de terrorismo. Nos telegramas, o Itamaraty no governo Lula é visto ainda como antiamericano. No programaPolêmica, da Rádio Gaúcha, desta quarta-feira, especialistas debateram o assunto.

A partir de uma análise do caso, o advogado e professor de direito internacional, Paulo Caliendo, o editor de mundo de Zero Hora, Luciano Peres, e o diretor do Centro de Estratégia e Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI), Marcelo Suano, concluíram que o país não teve a imagem abalada pela publicação dos documentos, no entanto, eles esperam que mais informações sejam divulgadas. 

Confira as opiniões:

Marcelo Suano, diretor do Centro de Estratégia e Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI):

— É um grande constrangimento, mas que não vai atrapalhar a diplomacia. (…) Milhares de relatórios são feitos assim por dia, pois eles são obrigatórios. É como revelar para o mundo uma conversa “familiar”— disse. — O problema todo é que vamos ver ainda o que o WikiLeaks é — ressaltou.

Luciano Peres, editor de mundo do jornal Zero Hora:

— Nem todos os documentos são grandes revelações, o fato do Itamaraty ser antiamericano não é novidade. (…) O Brasil se saiu bem até agora dos documentos que foram revelados, mas deve ter muita coisa ainda para aparecer. (…) Não se sabe, mas a expectativa é que coisas muito interessantes possam ser reveladas nos próximos dias.

Paulo Caliendo, advogado e professor de direito internacional:

— É uma fofoca diplomática. (…) Talvez, tudo que tenha sido revelado nada mais seja do que uma discussão interna, onde as aparências não revelam os interesses. O Brasil não foi afetado — salientou.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,0,3127261,WikiLeaks-Brasil-nao-foi-afetado-afirmam-especialistas.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.